terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acessórios

Em todas as modalidades de pesca os acessórios têm papel importante e no fly não é diferente. Existe uma infinidade de coisas para auxiliar o pescador de mosca, muitas não passam de quinquilharias totalmente dispensáveis, porém alguns acessórios são realmente úteis, tanto na segurança quanto no conforto e praticidade.
Vou falar brevemente de alguns deles.

Pochete ou chest pack
Mais de 90% de minhas pescarias são feitas desembarcadas, por isso a pochete é para mim indispensável.
Muitos preferem usar o colete, más no clima desértico aqui de Ribeirão Preto é impossível.
O modelo que eu utilizo tem dois compartimentos para garrafas d’água, fator preponderante na hora de escolher o modelo, pois muitas vezes não temos água potável nos locais de pesca.



Tie fast knot tool (ferramenta para fazer o nó do prego)
Eu sei que da para fazer este nó com um tubo de tinta de caneta, más tente essa façanha com peixes batendo a sua volta. Essa ferramenta permite fazer o nó do prego em poucos segundos.



Dedeira
Quem é que já não cortou ou queimou o dedo em uma fisgada com a linha de fly ainda seca?
Existem modelos importados feitos em neoprene, más acho que comprometem bastante a sensibilidade. Eu uso na verdade um protetor de calos que é feito de um tecido elástico e revestido internamente com uma fina camada de silicone (dica do amigo Eduardo).



Niper ou trim
Não consigo imaginar uma pescaria sem ele. Durante um dia de pesca cortamos o tippet inúmeras vezes para trocar de isca, por isso gosto de usá-lo pendurado no pescoço.




Hemostato ou Fórceps
Usado para tirar o anzol da boca do peixe, principalmente quando engole a isca. Acho melhor que o alicate de bico, pois tem um alcance maior e danifica menos os peixes e as iscas.



Wader (macacão impermeável)
Muitas vezes negligenciamos seu uso devido ao nosso clima tropical, porém ele é uma importante barreira contra arranhões, que podem se tornar porta de entrada para infecções por fungos e bactérias.



Wading staff (bastão para auxiliar no vadeio)
Quando pescamos dentro d’água essa ferramenta é indispensável, não só em corredeiras más também em lagos, onde podemos "tatear" o fundo, evitando buracos, tocos ou pedras. Podem ser inteiriços ou retráteis.




Os acessórios aqui mostrados são os que mais utilizo em minhas incursões, porém isso pode variar muito de acordo com o tipo de pescaria e gosto pessoal.
Abraço a todos e boas pescarias.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Horário de verão

Com a chegada do horário de verão temos a vantagem do nosso dia de pesca ser um pouco mais longo.
Para quem mora próximo aos pontos de pesca, como no meu caso, é possível dar uma escapada depois do trabalho.
Numa dessas escapadas de final de tarde fui com o amigo Monteiro tentar alguns pacús e tucunarés. Saímos às 17:00hs com destino a um lago dentro de um clube de campo bem próximo da cidade.
O lago é bem grande, porém com poucas estruturas, o que dificulta a localização dos tucunarés, nosso alvo principal.
Iniciamos a pescaria fazendo arremessos paralelos à margem com equipamento #6 e streamers.
Depois de muita insistência e de inúmeras trocas de isca, conseguimos algumas capturas, inclusive de dois belos amarelos.


Como os tucunarés não estavam muito ativos e nosso tempo era curto passamos a nos dedicar aos pacús que rebojavam o tempo todo embaixo das árvores frutíferas.
Trocamos os streamers por imitações de frutas e passamos a arremessar a cerca de dez metros a frente das árvores.
Logo nas primeiras tentativas fisgamos vários pacús enormes que cortaram nossos líderes já no início da briga.
Com a noite chegando e as ações diminuindo, paramos de pescar por volta das 19:45hs.
Apesar do pouco tempo passado no lago, tivemos bastante ação, más os pacús ficaram entalados em nossa garganta, queríamos revanche.
No dia seguinte não conseguimos “alvará” para voltar ao referido lago, más a vontade de fisgar uns peixes era tanta que fomos a um pesque-pague famoso por seus grandes pacús e matrinxãs.
Munidos de varas #6 e #8 começamos os trabalhos com imitações de ração feitas com cortiça. Não é nem de longe nossa pescaria favorita, más para aplacar nossos ânimos ela funciona.
Os famigerados habitantes do lago (pacús de até 30kg) não apareceram, más capturamos inúmeros peixes de bom tamanho e encerramos a tarde tomando uma cerveja estupidamente gelada sentados de frente para o lago.
Bendito horário de verão.



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pensamento

A pesca com mosca é um esporte no qual não há parâmetros para medir quem é o melhor. Fisgar mais, assim como pinchar mais longe uma mosca, não dá a ninguém o título de “O melhor pescador com mosca”. A sabedoria reside em compartilhar essas experiências. Como disse Confúcio, “Aquele que te ensina uma vez, será teu mestre por toda vida”.


Pescar com mosca é uma opção de vida apaixonante, trata-se de um conjunto de conhecimentos diversos, mesclados entre si, com o propósito de nos conduzir a conhecermos e dominarmos a nós mesmos, assim como a nossa limitação, com a facilidade de poder ser aplicada à vida prática nos levando ao fim último que é a felicidade.

Em parte é um esporte, em parte ciência, em parte arte, em parte magia, em parte diversão, em parte amizade, em parte sabedoria e em parte paixão.
Sendo um esporte, tem que ser praticado constantemente para se manter a forma, fazer exercícios de aquecimento e respeitar as técnicas da disciplina.
Como tem ciência, exige muito da obrigação de estudos constantes sobre temas como entomologia, fases lunares, climatologia, piscicultura, física, química e uma grande gama de conhecimentos.
Como tem arte, é muito importante buscar o próprio estilo, tanto para atar moscas como tratar de sua apresentação, assim com dar cadência e ritmo aos movimentos.
Como tem magia, é conveniente ter sempre a mão uma poção mágica e levar em conta que às vezes a sorte irá influir no nosso êxito.
Como tem diversão, lembrar que é uma atividade para reconfortar, não há maior competência que divertir-se com a própria paciência e conhecimento.
Como tem amizade, essa é a parte em que se estende a mão a um indivíduo com gostos e necessidades iguais as nossas e ele se converte de um estranho em um irmão.
Como requer sabedoria, é necessário antes de qualquer coisa, humildade para saber que não conheces e nem conhecerás todos os rincões e segredos das águas. Seriam necessárias duas vidas para conhecer tudo o que há sobre peixes. A natureza não se vence se sobrevive. Terás que conciliar esporte, ciência, arte, magia, entretenimento e amizade, para não fazer o ridículo diante de ti mesmo.

Porém, quando estiver com seu caniço desembainhado frente ao teu melhor combatente, esteja com toda a paixão do mundo. Quando estiver atando suas moscas, faça com toda sua paixão, quando estiver compartilhando seus conhecimentos, faça com toda sua paixão, quando estiver praticando a pesca com mosca, faça com toda sua paixão e verás que mesmo que não tenha conseguido cumprir com todos os pontos anteriores, se sentirás bem contigo mesmo, e verdadeiramente é o que importa.

Carlos Morales / Junho 2007
Tradução: Enio Alvarenga / Ago 2010