quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Final da temporada

No Domingo anterior ao fechamento da pesca no rio Pardo, passei uma tarde agradabilíssima pescando lambarís.
Como já disse em outras postagens, sou fanático pela pesca com equipamento leve, principalmente do lambarí. Apesar de ser pequeno, a voracidade com que ele ataca as moscas é de fazer inveja a muito peixe grande.
Armado com minha inseparável varinha #2 e uma caixinha recheada de pequenas ninfas, larvas e dries, parti para a última pescaria da temporada antes da piracema.

O local escolhido foi uma pequena corredeira em frente ao rancho de um amigo.
Neste ponto existe uma árvore caída e alguns aguapés, onde os peixes espreitam suas presas. Assim que cheguei percebi um movimento na superfície. Atei um wolly bugger #12 ao tippet 0,20 mm e fiz o arremesso. Nem bem a isca começou a afundar e veio a batida, era uma tabarana com cerca de 20cm, que após alguns saltos escapou.
Depois de inúmeros arremessos sem sucesso, mudei o tippet para 0,15 mm e coloquei uma larva atada num anzol #16 e ação começou.
Saíram alguns lambarís do rabo vermelho de bom tamanho, como o da foto, más as estrelas foram os tambiús que mais pareciam pacús prata de tão grandes! Exageros a parte, esses foram os maiores tambiús que já pesquei.



Eu arremessava no início da corredeira e deixava a isca derivar bem próximo dos aguapés, era fatal, uma ação atrás da outra. Meia hora depois as ações cessaram de repente. Troquei a isca e nada, não podia entender. Até que a natureza me deu a resposta; um Dourado enorme atacou o cardume bem na minha frente, levantando água e peixes no ar. Depois disso os peixes sumiram de vez, más não me importei nem um pouco, pois não é sempre que temos o privilégio de presenciar uma cena maravilhosa como essa. Agora só me resta esperar ansiosamente a próxima temporada.
Ano que vem tem mais.