quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tá frio? Vai pescar!

Sempre ouço os amigos comentando que não estão pescando por conta do frio.
Eu não deixo de pescar nem que esteja nevando.
É possível sim pescar no inverno, desde que façamos algumas alterações na escolha da espécie pretendida e nos horários da pescaria.
Os peixes, assim como outros animais têm uma zona de conforto térmico que pode variar dependendo da espécie. Nos pacus, por exemplo, a temperatura ideal é em torno de 26 graus centígrados; nos tambaquis, entre 27 a 29 graus; no dourado, 25 graus e assim por diante. Como os peixes estão à mercê das variações externas de temperatura (pecilotérmicos), nas águas frias do inverno eles perdem o ponto ideal de funcionamento do organismo.
A atividade dos peixes diminui drasticamente com a chegada das frentes frias, más algumas espécies não sentem tanto a alteração de temperatura.
As tilápias, por exemplo, praticamente não alteram seu comportamento, podendo ser capturadas durante o ano todo.


As trutas, originárias do hemisfério norte, tem seu conforto térmico entre 15 e 17°C.

Já os tucunarés são mais sensíveis a essas alterações, porém acredito que o mais prejudicial seja a variação térmica brusca. Se num dia está 30°C e a noite entra uma frente fria, com certeza na manhã seguinte não teremos ações, más se tivermos uma semana de frio contínuo, por exemplo, o peixe terá que se alimentar.
Nesses dias frios devemos alterar nossos horários, pois os peixes vão alterar os deles também. Não adianta começar a pescar as 6:00hs da manhã, já que a água vai estar extremamente fria e os peixes estarão letárgicos. O ideal é jogar a isca depois das 10 ou 11 horas da manhã.
No inverno, aqui na minha região, a alta amplitude de temperaturas é uma constante, com dias quentes e noites frias. Nessas ocasiões é comum encontrar os tucunarés no final da tarde nos locais mais rasos, pois a água passou o dia todo esquentando.

Os Dourados e as Tabaranas também diminuem sua atividade, más tenho tido algumas ações sempre nas horas mais quentes do dia, entre 12 e 16 horas.

Outro ponto a ser observado é em relação ao equipamento. Não adianta querer utilizar linha flutuante e popper num dia frio. Com a temperatura externa mais fria, a coluna de água mais agradável ao peixe estará em profundidades maiores. O ideal é mudar para uma linha full sinking ou sinking tip e iscas lastreadas ou com olhos de metal, para que afundem rapidamente.
Naturalmente a pesca no inverno se torna menos produtiva do que nas outras estações do ano, más se observar-mos essas regrinhas e termos paciência e perseverança podemos ter gratas surpresas. O importante é pescar!
Abraço a todos.

2 comentários:

  1. É isso ai Franklin!!!

    Ja fiz EXCELENTES pescarias de dourados no inverno!!!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Franklin. Parabéns pelo Blog!
    Peguei um bom Dourado nas águas geladas do Pardo (inicio de junho) Comecei a pescar as 07:00 da manhã e permaneci no mesma corredeira até as 14:00. Quando enfim entrou o Dourado( 3.5 kg) Pego na isca natural.
    Vi ele batendo na superficie na parte da manhã, mas o mesmo só entrou quando enfim a agua esquentou.
    Abraço
    Ulisses

    ResponderExcluir