domingo, 1 de agosto de 2010

Spey

Esta modalidade de pesca foi criada no rio Spey, na Escócia, há cerca de 200 anos. Este rio de grandes dimensões e povoado com grandes cardumes de Salmão na primavera, apresentava uma dificuldade para os praticantes do flyfshing; existem muitos obstáculos em suas margens, o que dificultava os arremessos para trás. Pensando nisso, alguns pescadores locais desenvolveram um equipamento que proporcionava longos arremessos com mínimo esforço e sem a necessidade do back-cast.
Praticada nos Estados Unidos desde a década de 70 e na Argentina há cerca de quinze anos, a modalidade é praticamente desconhecida no Brasil.
Aos poucos, alguns pescadores de fly brasileiros estão se enveredando por este caminho, inclusive alguns “malucos” aqui de Ribeirão Preto. (Não é, Gilson e Eduardo?)
O equipamento de Spey é parecido com o equipamento de fly convencional, porém com algumas diferenças marcantes.
As varas possuem um cabo para duas mãos ao invés de uma e podem ter até 15 pés de comprimento.

As linhas de Spey além de serem mais pesadas, possuem uma concentração de peso diferente. A maior parte do peso está concentrado no final da “barriga” da linha, que tem afunilamento semelhante à de uma linha Triangle Tapper.

As carretilhas são geralmente grandes e do tipo Large Arbor, com grande capacidade de linha.

Outra diferença importante é no que diz respeito ao arremesso. Diferentemente do lançamento com vara de fly, no Spey usa-se as duas mãos, por isso o cabo duplo.

Os arremessos são sempre feitos para frente, semelhantes ao roll-cast, usado no fly tradicional. Não existe back-cast no Spey.

Um pescador que maneje bem uma vara de Spey pode conseguir facilmente arremessos com mais de 40 metros de distância.
Além da eficiência, os arremessos neste estilo de pesca são de uma plasticidade e beleza sem igual.

Atualmente existem variações do Spey tradicional, como o Skagit, Escandinavian e Z-pey, mas não vou entrar em detalhes, pois não sou grande conhecedor do assunto, nem pretendo escrever um tratado sobre o tema, mas sim apresentar a vocês essa modalidade incrível de pesca.
Quem quiser assistir vídeos legais de Spey acesse:
http://vimeo.com/videos/search:spey/0768c056
Abraço a todos

Um comentário:

  1. Simplesmente fantástico....

    Esses dias estava navengando na internet e encontrei um vídeo no youtube, fiquei encantado com a leveza dos movimentos.

    Gostei da matéria Franklin.

    Abraço (Aruanã nos espera)

    ResponderExcluir