quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O artesão do fly


Por ocasião de uma viagem a São Paulo, aproveitei para fazer uma visita ao meu amigo Karkour Seyoufi, mais conhecido como Gregório. Esse Sírio de alma brasileira foi a primeira pessoa a viver exclusivamente do comércio de equipamentos de fly em nosso país.
No início dos anos 90, com coragem e empreendedorismo apostou neste mercado praticamente desconhecido e elitizado que era o flyfishing. Passou a importar blanks da marca Gloomis e a montar varas customizadas, atendendo desde neófitos na modalidade até aos mais experimentados “flyseiros”.
Não demorou para suas varas conquistarem pescadores por todo Brasil e se tornarem referência. Passou então a vender uma enorme variedade de materiais, como carretilhas, linhas, material de atado e acessórios em geral, que praticamente não existiam nas lojas. Num ato de pura ousadia e determinação se propôs a ensinar mulheres de baixa renda da cidade de Registro no Vale do Ribeira a confeccionar moscas. A idéia deu certo e hoje ele conta com uma produção de milhares de moscas por mês, que são vendidas em lojas de todo Brasil.


Atualmente ele representa as varas Talon e as linhas Rio, além de montar varas de bambu personalizadas, que são verdadeiras obras de arte.


Eu sou suspeito para falar do Gregório, pois ele foi uma das pessoas mais importantes em meu aprendizado de fly, ensinou-me técnicas de atado e arremesso, sem contar as inúmeras pescarias de truta e lambarí que fizemos juntos na época em que eu morava em São Paulo.
Com seu jeito bonachão (às vezes ríspido, rsrsrsrs) sempre me recebeu em sua casa para vender material ou simplesmente para servir uma boa comida árabe regada a vinho e boa conversa.
Polêmico para alguns, mestre para outros, ninguém pode negar que ele ajudou muito o fly a ser o que é hoje. Obrigado Lê!

Seus equipamentos podem ser adquiridos através do e-mail: gregs@terra.com.br

3 comentários:

  1. leeeeeeeeeeeeeeeeeeee, obrigado, no momento estou com meu mano em Calififornia, estava na feira fe fly, bemmmmmm pequininha, voce tinha que ver esta vera 15 anos atras, mas estava um bom artificial, esta e o real volume,so para lembrar a quantidade do peixe 30 anos atras era o dobro, quem sabe daqui 15 anos vamos brincar de pesca no video, e a realidade e nao tem nada a ver com pesca e solta , o que esta acabando e o habitat, com mais gente no mundo temos menos de tudo, meu grande idolo era o presidente da china MAU SI TONG, apenas um filho per familha, mesmo assim nos sacrificanos anoss fauna para plantar soja para eles, imagina sem o MAU, o numero dos chineses era o dobro 3 bi, e nao haverias agua para nosso peixe e nem terras para nosos animais, mas le vamos aproveitar o que sobrou, loga na volta to trazendo algumas pevas de cananeia, vai ter um grande CARPACCIO, e quem sabe uma bandeja cheide lambaris guacus se asaguas de salesopolis baixarem,
    teve algus pedeidos de varas de bamboo, e tem uma empresa boa querendo comprar as minhas moscas, mas como voce sabe nao so miuto chegado para este trampo, e que eu faco da para mim , e a sobra vais para as nmisses da rua augusta,
    encontrei uns anzios novos sem farpa mas com o formato fifferente para os lambas,

    abraco
    LOS ANGELES , CA

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Gregório,

    Gostaria de saber qual seria o custo de uma vara de bambu
    #3 com envio para Belo horizonte.

    Carlos Magno
    cmrcastanon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir