terça-feira, 21 de setembro de 2010

Matando a saudade

Sou aficionado por pescaria leve com equipamento de fly. Nada me da mais prazer do que pescar pequenos peixes com equipamento #2 ou #3 e pequenas moscas.
Desde que me mudei para Ribeirão Preto venho procurando um local para pescar lambarís sem muito sucesso. Apesar de a região possuir inúmeros rios e córregos parece que o lambarí está em extinção por essas bandas.
É bem verdade que aqui posso capturar com facilidade outro peixe que muito me agrada; o tucunaré, más confesso que sinto muita falta de uma boa pescaria de lambarís e saicangas. Bom, chega de saudosismo e vamos ao relato.
No último final de semana fui convidado a conhecer uma fazenda próxima a cidade de São Carlos. Em minha companhia estavam os amigos Eduardo e Fred.
A fazenda possui um belíssimo lago povoado com grandes matrinxãs e pacús.


Chegamos ao local na hora do almoço e fomos recebidos pelo Fernando, gerente da fazenda. Rapaz solícito e educado, que nos fez sentir em casa desde o primeiro momento. Enquanto arrumávamos a tralha ele já foi acendendo a churrasqueira e preparando um belo churrasco.
Depois do almoço demos início aos “trabalhos”, porém, junto com a gente chegou ao lago um vento digno da Terra do Fogo. O vento era tão forte que praticamente inviabilizava os arremessos. Enquanto o Eduardo tentava em vão conseguir um bom arremesso e o Fred tomava cerveja embaixo de uma árvore, peguei meu equipamento #3 e procurei um local mais abrigado para tentar alguma coisa, pois percebi peixes pequenos se alimentando na superfície. Atei uma imitação de larva de caddis ao tippet 0,15mm e fiz um arremesso curto próximo a umas taboas. Não demorou e senti aquela tremida característica na vara que só quem pesca lambarí conhece, que alegria!


Depois desse vieram muitos outros e inclusive uma tilápia que fez a varinha # 3 vergar.


Tive ação o dia inteiro, matei minha saudade desse pequeno grande adversário que me fascina desde a infância.
No final da tarde o Eduardo teve sua persistência recompensada com uma matrinxã de 2 quilos que foi grelhada com maestria pelo Fernando e servida no jantar.



Apesar do vento não ter dado trégua passamos um dia muito agradável que culminou com um belo jantar e um bate papo até altas horas da noite. Espero voltar em breve.




Abraço a todos.

7 comentários:

  1. Franklin... bela pescaria eim!

    Mas viu... esse vento em São Carlos é bastante típico! Sofri muito com isso la já!

    Que acha de combinarmos algo de meio-período ai no fim de semana?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. leeeeeeeeeeeeeeeee, lamba e lamba não adianta ainda mais no meio da mata atlantica, quando vem para ca ? tenho lugares novos em terras privadas para pescar lambas e saicangas, devez em quanto pega os robalinhos na corredeira,
    so com um condião, sem a maquina fotografica
    abraço

    ResponderExcluir
  3. se voçe quer pescar lambas de rabo vermelho(os maiores e mais gostoso de comer)vamos para Salesopolis, la tambem tem tabaranas , saicangas e bass, mas o visul não e la tã bonito , e bem rapado alem do lixo que o pessal joga, e dificel adestrar estas pessoas , a genetica que e ruim
    le

    ResponderExcluir
  4. putz! não acredito q foi essa pescaria q eu perdi!
    que lugar paradisíaco!

    bela pescaria, franklin!

    ps. espero que dê certo pescarmos em breve!
    abras

    ResponderExcluir
  5. Bão demais sô...

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Olá Frankim, primeiramente parabéns pelo blog, eu não conhecia, e tbm pela pescaria. Tbm sou apaixonado pelo Fly Fishing, estpou até tentando movimentar um fórum direcionado para o fly, mais é muito difícil, pq aqui em minha região sou quem esta imtroduzindo a modalidade.
    Se puder dar uma força eu e o Fly Fishing agradecemos. http://mosqueirosdoimbe.forumeiros.com/

    Abração, Gama

    ResponderExcluir
  7. Frank, como diria o Fred, - que espetáculo...
    Muito legal este lugar só faltou uma coisa Eu e o Brunão na parada... hahahahahahaaha...
    Pena não te-lo conhecido nesta época, mas agora virão muitas mais, e conte conosco.
    Abraço
    Monteiro

    ResponderExcluir