terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acessórios

Em todas as modalidades de pesca os acessórios têm papel importante e no fly não é diferente. Existe uma infinidade de coisas para auxiliar o pescador de mosca, muitas não passam de quinquilharias totalmente dispensáveis, porém alguns acessórios são realmente úteis, tanto na segurança quanto no conforto e praticidade.
Vou falar brevemente de alguns deles.

Pochete ou chest pack
Mais de 90% de minhas pescarias são feitas desembarcadas, por isso a pochete é para mim indispensável.
Muitos preferem usar o colete, más no clima desértico aqui de Ribeirão Preto é impossível.
O modelo que eu utilizo tem dois compartimentos para garrafas d’água, fator preponderante na hora de escolher o modelo, pois muitas vezes não temos água potável nos locais de pesca.



Tie fast knot tool (ferramenta para fazer o nó do prego)
Eu sei que da para fazer este nó com um tubo de tinta de caneta, más tente essa façanha com peixes batendo a sua volta. Essa ferramenta permite fazer o nó do prego em poucos segundos.



Dedeira
Quem é que já não cortou ou queimou o dedo em uma fisgada com a linha de fly ainda seca?
Existem modelos importados feitos em neoprene, más acho que comprometem bastante a sensibilidade. Eu uso na verdade um protetor de calos que é feito de um tecido elástico e revestido internamente com uma fina camada de silicone (dica do amigo Eduardo).



Niper ou trim
Não consigo imaginar uma pescaria sem ele. Durante um dia de pesca cortamos o tippet inúmeras vezes para trocar de isca, por isso gosto de usá-lo pendurado no pescoço.




Hemostato ou Fórceps
Usado para tirar o anzol da boca do peixe, principalmente quando engole a isca. Acho melhor que o alicate de bico, pois tem um alcance maior e danifica menos os peixes e as iscas.



Wader (macacão impermeável)
Muitas vezes negligenciamos seu uso devido ao nosso clima tropical, porém ele é uma importante barreira contra arranhões, que podem se tornar porta de entrada para infecções por fungos e bactérias.



Wading staff (bastão para auxiliar no vadeio)
Quando pescamos dentro d’água essa ferramenta é indispensável, não só em corredeiras más também em lagos, onde podemos "tatear" o fundo, evitando buracos, tocos ou pedras. Podem ser inteiriços ou retráteis.




Os acessórios aqui mostrados são os que mais utilizo em minhas incursões, porém isso pode variar muito de acordo com o tipo de pescaria e gosto pessoal.
Abraço a todos e boas pescarias.

3 comentários:

  1. Muito bom Franklin, estou precisando encontra um Wader, ultimamente tenho feito muitasa pescaria de vadeio, e com a canela defora, rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Tie fast knot tool, não da para viver sem ela, ferramenta utilíssima, fora o Wading staff para nossa segurança, e o wader que sem dúvida alguma será minha proxima aquisição, contaminação em águas de represas ou riachos podem ser muito sérias...
    Parabéns pela matéria, assunto fundamental, nos faz sofrer menos tendo a informação correta, pois, ninguém quer sofrer e transformar nossa diverção em problemas, parabéns mesmo pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. le meu primeiro wading staff foi um pau de cutucar boi, compre numa churasscaria de estrada bem no interior de são paulo, e feito de GUATAMBU, com um prego na ponte e um anel de metal para deixar firme, tenho ele ate agora (20 anos) e esta perfeito,
    abraço

    ResponderExcluir