quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pensamento

A pesca com mosca é um esporte no qual não há parâmetros para medir quem é o melhor. Fisgar mais, assim como pinchar mais longe uma mosca, não dá a ninguém o título de “O melhor pescador com mosca”. A sabedoria reside em compartilhar essas experiências. Como disse Confúcio, “Aquele que te ensina uma vez, será teu mestre por toda vida”.


Pescar com mosca é uma opção de vida apaixonante, trata-se de um conjunto de conhecimentos diversos, mesclados entre si, com o propósito de nos conduzir a conhecermos e dominarmos a nós mesmos, assim como a nossa limitação, com a facilidade de poder ser aplicada à vida prática nos levando ao fim último que é a felicidade.

Em parte é um esporte, em parte ciência, em parte arte, em parte magia, em parte diversão, em parte amizade, em parte sabedoria e em parte paixão.
Sendo um esporte, tem que ser praticado constantemente para se manter a forma, fazer exercícios de aquecimento e respeitar as técnicas da disciplina.
Como tem ciência, exige muito da obrigação de estudos constantes sobre temas como entomologia, fases lunares, climatologia, piscicultura, física, química e uma grande gama de conhecimentos.
Como tem arte, é muito importante buscar o próprio estilo, tanto para atar moscas como tratar de sua apresentação, assim com dar cadência e ritmo aos movimentos.
Como tem magia, é conveniente ter sempre a mão uma poção mágica e levar em conta que às vezes a sorte irá influir no nosso êxito.
Como tem diversão, lembrar que é uma atividade para reconfortar, não há maior competência que divertir-se com a própria paciência e conhecimento.
Como tem amizade, essa é a parte em que se estende a mão a um indivíduo com gostos e necessidades iguais as nossas e ele se converte de um estranho em um irmão.
Como requer sabedoria, é necessário antes de qualquer coisa, humildade para saber que não conheces e nem conhecerás todos os rincões e segredos das águas. Seriam necessárias duas vidas para conhecer tudo o que há sobre peixes. A natureza não se vence se sobrevive. Terás que conciliar esporte, ciência, arte, magia, entretenimento e amizade, para não fazer o ridículo diante de ti mesmo.

Porém, quando estiver com seu caniço desembainhado frente ao teu melhor combatente, esteja com toda a paixão do mundo. Quando estiver atando suas moscas, faça com toda sua paixão, quando estiver compartilhando seus conhecimentos, faça com toda sua paixão, quando estiver praticando a pesca com mosca, faça com toda sua paixão e verás que mesmo que não tenha conseguido cumprir com todos os pontos anteriores, se sentirás bem contigo mesmo, e verdadeiramente é o que importa.

Carlos Morales / Junho 2007
Tradução: Enio Alvarenga / Ago 2010

8 comentários:

  1. Olá Franklin, foi muito feliz em postar esta matéria, muito boa mesmo...

    Parabéns.

    Se não tiver problema, faça uma postagem dela no GMDI, inclusive pode até copiar o endereço das imagem tbm e transferir pra lá..

    Abrs Gama

    ResponderExcluir
  2. Franklin,
    A divulgação desse texto foi uma boa surpresa. Porque é uma ótima oportunidade para outro amigos, apaixonados pela pesca com mosca, serem tocados pela mensagem nele contida. Seu blog é uma ferramenta de comunicação importante para esse publico e sua responsabilidade não é pequena. E assim voce vai formando novos apaixonados. Parabens! Enio

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto...

    Tudo na vida deve ser feito com paixão!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto e ótima tradução, compartilho desta que é para mim não só uma filosofia de vida mas, paralelamente à convivencia com minha familia a melhor parte da minha vida, abraço amigos...Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso.

    Foi por esses motivos que me apaixonei pelo Fly..

    Vou repetir as palavras do Gama " foi muito feliz em postar esta matéria"

    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. "Ao mestre com carinho"

    Esse texto é maravilhoso e vale a pena ser divulgado, pois a pesca com mosca é uma emoção que não tem igual.
    Parabéns Flynaticos pela matéria...
    Parabéns amigo Enio pela tradução e pela paixão que você me ensinou a pescar com fly.

    Abraços

    Alessandra

    ResponderExcluir
  7. Este texto expressa verdadeiramente o que é a pesca com mosca.
    Obrigado a todos e especialmente ao amigo Enio, que nos enviou esta jóia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto Franklin!

    Como tão as coisas??? Quanto tempo eim!

    Eu to na correria, mas qq coisa entra em contato!

    Abraço!

    ResponderExcluir