terça-feira, 1 de março de 2011

Caiaque, ampliando os horizontes

Minha primeira experiência com caiaque foi há quase vinte anos, no rio do Peixe na cidade de Socorro-SP e posso lhes garantir que não foi nada agradável.
Era um modelo desses que se entra dentro e com uma estabilidade próxima de zero.
Enquanto o trecho do rio apresentava-se calmo foi tudo bem, más na primeira corredeira o caiaque virou e fiquei alguns segundos, que mais pareceram horas, de cabeça para baixo e batendo nas pedras. Então vocês podem imaginar a impressão que eu tinha desse tipo de embarcação.
Na semana passada, quando meu amigo Fernando me convidou para fazer uma pescaria com caiaque confesso que fiquei meio apreensivo, más aceitei.
Ele possui dois caiaques desenvolvidos para pesca esportiva, extremamente estáveis e seguros e não lembram em nada aquele “caixão” que eu havia entrado anos atrás.
A pescaria foi feita em um lago particular bem próximo da cidade e nosso alvo era os tucunarés. Partimos bem cedo e às 7:00 hs já estávamos pescando.
De início tive um pouco de dificuldade para controlar o caiaque e pescar ao mesmo tempo, más graças à paciência de meu amigo e um pouco de treino logo me familiarizei com a embarcação e obtive as primeiras capturas.


Como o dia estava quente e praticamente não ventava, optei por usar um Popper branco em anzol #8.
Tive muita ação de peixes pequenos, más os grandes não apareceram, com exceção de uma bela traíra que cortou meu tippet.


Já o Fernando teve mais sorte (ou mais habilidade), pegou cinco peixes de bom tamanho, entre 800g e 1 Kg.




Por volta das 12:00 hs encerramos a pescaria e saboreamos um belo churrasco na beira do lago.
A pescaria em si não foi das melhores, más mesmo assim eu curti cada momento. Pescar com caiaque é muito legal, a aproximação silenciosa dos pesqueiros sem grande esforço, a integração com o ambiente e a possibilidade de pescar em locais inatingíveis de outra maneira, são alguns dos bons motivos para praticar esta modalidade.
Sinto que meu horizonte se abriu, agora vislumbro inúmeras possibilidades de novas aventuras.
Bom, para finalizar a história, encomendei um caiaque para mim, deve chegar na semana que vem. Agora só me resta controlar a ansiedade e esperar para colocar na água meu novo “brinquedo”.
Abraço a todos.

11 comentários:

  1. Ae Franklin!!! Há umas 2 semanas tb tive minha primeira esperiência com caiaque e tb achei DEMAIS!

    Vou ver se compro um o mais rápido possível.

    Você comprou qual? O Bruden Hunter Fishing?
    To querendo comprar um Barracudas.

    Grande abraço! E quanto eu conseguir arrumar o meu, vamos marcar alguma pescaria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandão...por favor....consegue me passar o email do Frankin....favor responder no meu email....yanaguisawa@hotmail. com. Agradeço desde já a atenção...obrigado..

      Excluir
  2. Alexandre Cristovão2 de março de 2011 às 20:44

    putzz. fera demais!
    to querendo embarcar nessa tb!
    esse fernando é sócio da recra? acho q conheço ele. foi a primeira pessoa q vi pescando com fly.
    bela pescaria e relato.
    abrss

    ResponderExcluir
  3. Bela Pescaria...

    É galera, o meu caiaque também está chegando, agora vou virar caiqueiro....

    Acho que a soma de Fly com Caiaque me trará bons resultados..

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. ÉÉ, pelo jeito o time ta aumentando! Pessoal não sou nenhum expert , mas pesco com caiaque ha cerca de 3 anos e..... recomendo !
    são necessarios certos complementos (acessorios) para poder aproveitar a modalidade em todo o seu potencial,sugiro providenciar uma poita apropriada alem de uma caixa "seca", e, SEMPRE use colete salva-vida, alem de protejer a maquina fotografica, a "merda acontece",de vez em quando mais ...ocorre.Espero ter contribuido..., bem vindos ao "clube", abçs, Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo... pelo que vejo vocês usam o caiaque Hunter Fishing. Até onde sei, esse caiaque tem caixa estanque. Ou no caso dos caiaques de vocês estão sem essa caixa?

    Uma bela opção para pesca e que eu estou de olho é no Barracudas da Lontras. Não é esteticamente tão bonito como o hunter fishing, mas é SUPER estável, aderna MUITO pouco, tem 2 caixas secas e é BEM mais barato que o Brudden.

    Considerem o Barracudas na hora de comprar um caiaque... me parece que vale a pena!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Xandão, o meu caiaque é o Flyer fishing da Brudden ,dos primeiros que sairam ,considero pesado e com alguns erros de projeto, pois é dificil acessar a caixa estanque enquanto navegando e os porta objetos laterais sempre enchem de agua ,mas estou acostumado com ele .
    Acho que o Hunter, o Barracudas e o Lontras são mais praticos, leves e tem um projeto mais "resolvido",mas o que vale é a diversão!
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. Beleza de aventura Franklin, parabéns...

    ResponderExcluir
  8. marilson joinville,
    Eu curto caique fiz molde de um estou vendendo para os colegas.
    email-marilsonresiarts@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal pescar com caiaques!!! Valeu pelo relato!!! Show de bola!!! Abraço

    ResponderExcluir