quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lagoa perdida

Nada como um dia após o outro, depois de várias pescarias frustradas, finalmente “tirei a barriga da miséria”.
Tudo começou com uma conversa com um amigo sobre uma lagoa aqui da região que segundo ele, era fartamente povoada por tucunarés azuis. Quando ouvi as palavras mágicas “Tucunaré azul” meus olhos brilharam e a ansiedade e curiosidade tomaram conta de mim, eu tinha que conhecer esse local urgentemente. O problema é que o lugar é de difícil acesso, em meio a um verdadeiro labirinto entre canaviais e minha última experiência neste tipo de ambiente não tinha sido nada agradável.
Recorri então ao amigo Alexandre que tem experiência em navegação, pois já participou de um Rally da Mitsubishi Cup.
Com as coordenadas geográficas no GPS, os caiaques em cima do carro e muita vontade de pescar, saímos às 6 da manhã rumo a mais uma aventura.
O trajeto foi relativamente tranqüilo, fizemos alguns ajustes e desvios na rota e uma hora depois chegamos ao local. Já na chegada nos surpreendemos com a beleza do lugar, a lagoa é toda rodeada por mata fechada e possui uma água cristalina e com muita vegetação aquática, sem contar a enorme quantidade de aves, como Saracura, Cará-Cará, Garças, entre outros. Até fotografei um Gavião Carijó que pousou em cima do carro.


Desembarcamos nossos caiaques e começamos as atividades. A enorme quantidade de algas impedia o uso de qualquer isca que não fosse de superfície. Utilizamos uma isca semelhante a um popper, chamada Gurgler. É uma isca bem fácil de atar e um tanto tosca, porém com uma efetividade incrível.

O dia começou um pouco frio e tivemos poucas ações e apenas três capturas na parte da manhã.



Paramos para um lanche por volta das 11:30hs meio desanimados, achei que seria mais uma furada.
Depois da parada a coisa mudou de figura, com a subida da temperatura os peixes começaram a atacar as iscas com enorme voracidade, era uma explosão atrás da outra, muitas delas não resultavam em captura, más só o ataque na superfície já fazia o coração acelerar.
Como a lagoa tem estruturas em toda sua extensão, arremessávamos do meio para as margens e das margens para o meio e em qualquer lugar tínhamos ação, más os maiores peixes foram capturados no meio da lagoa.
Pegamos e soltamos muitos tucunarés, todos azuis e de bom porte para região.






Foi uma grata surpresa encontrarmos uma lagoa tão bonita e com tantos peixes aqui na nossa região, espero que as outras pessoas que pescam ali tenham a mesma postura que nós tivemos e levem somente fotos e lembranças desse verdadeiro paraíso.

Abraço a todos.

4 comentários:

  1. Q pescaria memorável!
    Taí um lugar que não sairá tão cedo da nossa lista de locais favoritos de pesca.
    E vamos q vamos em busca de novos pontos!
    Parabéns pelo relato, Franklin.
    Possibilitou reviver os bons momentos de pesca na Lagoa Perdida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Franklin, que lugar fantastico, muito bonito mesmo, e o mais importante: com muito peixe!!!
    Parabens

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. Como sempre cara, parabéns belos peixes, bem como a caixa estanque, muito bem colocada...kkkkk
    Abraço Irmão

    ResponderExcluir
  4. Moro em ribeirão preto e também sou fanático por pesca esportiva, porem apesar de admirar muito a pesca com fly utilizo carretilha. Nossa região é rica em lagoas e açudes perdidos pelos canaviais q podem nos proporcionar belas pescarias como essas publicadas em seu blog "muito bom", estou comprando um bote inflável talvez coloco um motor elétrico nele, o que acha?

    ResponderExcluir