quarta-feira, 30 de março de 2016

Chegou o outono.



As folhas das árvores que tem em frente a minha casa estão caindo com mais intensidade, o vento já sopra mais frio, principalmente à noite, o por do sol apresenta cores mais vivas e as chuvas parecem estar diminuindo, é, parece que o outono chegou e junto com ele a esperança de capturar bons exemplares de tucunarés.
Nos últimos 5 anos venho pescando com caiaque nas lagoas aqui da região e observando o comportamento dos peixes em cada época do ano. É bem verdade que inúmeros fatores influenciam nesse comportamento, porém, notei um padrão em relação a cada estação.
A maioria dos grandes exemplares de tucunarés que peguei foram no outono. Nesta época as matrizes já desovaram e estão abandonando o cuidado parental (proteção dos alevinos) e se alimentando para reservar gordura para o inverno, quando seu metabolismo diminui consideravelmente e passam a se alimentar menos.

Como as noites são mais frias e os ventos mais frequentes, os peixes tendem a buscar suas presas em profundidades maiores, nos obrigando a fazer uso de técnicas diferentes das usadas nos períodos mais quentes. 
  Todo pescador de fly adora usar linha floating e iscas de superfície, nada se compara ao ataque de um tucunaré faminto em um popper, contudo, se quisermos incrementar nossas capturas com exemplares de grande porte, teremos que lançar mão de outros artifícios.
   Aqui vão algumas dicas básicas sobre o material que utilizo nessa época:
Na minha opinião, a principal alteração consiste no uso de linhas sinking tip ou full sinking, que farão com que suas iscas atinjam a profundidade desejada. Meu gosto pessoal recai sobre as linhas full sinking de afundamento rápido, com 250 grains e razão entre 4 e 5. 
Uma linha com este perfil exige uma vara mais potente, de preferência com ação de ponta, ou seja, rápida, número #7 ou #8.

   Em relação as iscas, contrariando a maioria dos pescadores, costumo usar streamers sem peso ou lastro, explico porque: Quando eu sei o quanto minha linha afunda por segundo (essa informação é definida com a sigla IPS-inches per second ou polegadas por segundo e costumam estar na caixa da linha ou no site do fabricante), eu arremesso e conto os segundos antes de começar a recolher e vou testando até achar onde o peixe está batendo, com uma isca sem peso faço ela trabalhar na mesma profundidade da linha.

 Uma dica importante é relativa ao tamanho da isca. Me parece que quanto mais "manhoso" o peixe, menor a isca deve ser. Já peguei tucunarés de 3kg com streamers de 5 à 7 cm!
 Para finalizar, o líder para linhas afundativas deve ter entre 1,00 e 1,20m de comprimento, no máximo, para que afunde ao mesmo tempo que a isca e a linha. Gosto de usar Fluorcarbono, sendo o Butt de 0,50mm e taper/tippet de 0,40mm.
   Espero que estes pequenos conselhos ajudem vocês a pescarem seus troféus nesse outono!
   Pesque e solte sempre.
   Grande abraço à todos.










Um comentário:

  1. Óla Franklin belo texto!!! Poderia nos explicar como e em qual caso utilizamos as cores de nossas iscas?
    Obrigado

    ResponderExcluir