terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Retorno ao Paraíso

Imaginem um lago de beleza sem igual, com águas límpidas, rodeado por pinheiros e araucárias centenárias em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira e repleto de trutas que só se alimentam de insetos aquáticos e terrestres. Este é o cenário do “Pesca na Montanha”, local que freqüento há 15 anos, conforme já falei em outras postagens.



Como faço todos os anos, reservei alguns dias de minhas férias para pescar neste paraíso na companhia de minha esposa.
O lago possui uma grande quantidade de trutas e o grande diferencial em relação a outros pesqueiros é que os peixes não são alimentados, forçando-os a buscar alimento na fauna aquática do lago. Isso os torna muito parecidos com os peixes de ambientes naturais. Por conta disso a pescaria torna-se mais técnica e emocionante, pois temos que observar muito o comportamento do peixe para escolhermos a mosca certa.
Durante nossa estada por lá, todas as manhãs e finais de tarde aconteceram eclosões de insetos, geralmente mayflies (Efemerópteras) na cor bege. Nesses momentos usamos dry flies com tamanho e cor parecidos aos naturais e pescamos arremessando no rebojo dos peixes, quase sempre resultando em uma subida sutil da truta à superfície para tomar a mosca.



No restante do dia utilizamos basicamente woolly buggers em cores escuras. Essa isca consagrada é a “carta na manga” que não pode faltar em uma pescaria de trutas. Com suas características únicas ela pode se passar por um peixinho ou por uma grande ninfa de Odonata, talvez seja esse o segredo de seu sucesso.



A pescaria foi ótima, capturamos e soltamos dezenas de trutas com tamanho entre 300g e 1 kg, más, além disso, estar nesse lugar é sempre uma experiência agradável, o clima frio da montanha, a neblina e a paisagem nos faz relaxar e esquecer da vida, vale a pena.








Desta vez fizemos até um videozinho, a qualidade não está muito boa más da pra ter uma idéia do local: http://www.youtube.com/watch?v=wunqy7yOU5o

Material utilizado:
Varas #2, #3 e #4


Linhas WFF e DT
Moscas: Dryflies #14 e Woolly buggers #8 e #10 com bead head e lastreados
Líderes 3x para os woolly buggers e 5x para os Dryflies


Para mais informações sobre o Pesca na Montanha, acesse: http://www.pescanamontanha.com.br/

Abraço a todos.

6 comentários:

  1. Show parceiro, ainda não estive lá, mas tambem quero conhecer este "paraiso", belas "buggers" e belas "rainbows", na próxima se Deus quizer, iremos juntos,
    Abçs, Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente um paraiso, fiquei com água na boca quando nos falamos e você estava lá...
    Parabéns novamente

    ResponderExcluir
  3. Bela pescaria, gostei muito das fotos.....

    E o vídeo está bem bacana.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigos, espero poder organizar uma viagem para lá com vocês em breve.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. le, ta na hora de voçe pescar em patagonia, ta maduro,

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, realmente o pesca na montanha proporciona grandes emoções...parabéns...aproveitando estou deixando o endereço do meu blog : www.abcflyfishing.blogspot.com...abraços

    ResponderExcluir