domingo, 25 de abril de 2010

Patagônia, temporada 2010

Toda pescaria quando é programada tem a possibilidade de ter um melhor resultado. E foi o que fizemos com nossa ida à Patagônia neste 2010. Passamos primeiro por San Martin de los Andes, ficamos 3 dias com tempo instável, vento e chuva. Depois fomos para Aluminé. Fizemos um contato prévio com nosso guia e amigo Katy (Jacinto) Melo, deixando combinado um mês antes uma flotada de 3 dias no Rio Aluminé, com acampamentos e todo o que tem direito para uma boa estadia.
Na chegada o tempo já havia melhorado. Nos instalamos na “Hosteria Aluminé” e depois do descanso da viagem de um dia, iniciamos os trabalhos fazendo uma pescaria no rio Pulmarí. Ainda com instabilidade no tempo, este rio se revelou difícil nessa tarde, e não conseguimos nenhuma ação. Partimos para o Aluminé e em um par de lugares escondidos, perto da ponte “La Querencia” fizemos capturas de peixes pequenos e de porte médio. Usamos algumas moscas secas e várias ninfas. Foi bem agitado este local.
No dia seguinte programamos ir ao Arroyo Malalco. O dia foi sensacional. Nada de vento, muitas trutas comendo na superfície, foi uma super pescaria, muito técnica, com uma média de dez fisgadas por pescador das 9 da manhã até umas 2 da tarde (éramos em 3). O problema é tirar essas trutas da água. Tippets muito finos, moscas pequenas, e um rio cheio de galhadas. Muitas peripécias para conseguir colocar o peixe na rede. Um dia fantástico em todo sentido, ação, clima, comida e vinho!
No dia seguinte foi a vez da tão sonhada flotada de 3dias. Saimos umas 9 da manhã depois de preparar as embarcações com os apetrechos para os dias de acampamento. Comidas, bebidas, barracas, e os equipamentos de pesca. O lugar de partida foi a uns 10 km de Rahue. Depois de meio dia calmo, o vento começou a castigar, foi até o final do nosso percurso. No inicio usamos algumas moscas secas capturando alguns peixes de porte médio, e depois foi quase o tempo todo com streamers com o resultado que vemos nas fotos. Houve alguns pools que conseguimos pescar com secas, mas com trutas muito seletivas e um vento enlouquecedor, um verdadeiro desafio. Depois de 3 dias, 2 acampamentos, comidas deliciosas, um vinho de primeira e uma pesca sensacional ancoramos nossas balsas na estação medição de água, antes do rio Malleo. Nossa equipe de apoio estava nos esperando para retornar à cidade de Aluminé.
Depois de descansar no hotel um dia inteiro partimos ao norte para Caviahue para pescar na “Estancia Trolope”. Ainda com vento, nos instalamos na Hosteria del Agrio para pescar no dia seguinte. Partimos para pescar às 6 e 30 da manhã com vento ainda, mas com um dia limpinho, a pesca foi muito boa a partir das 10 da manhã, mas pegamos uma virada de tempo e uma tormenta da cordilheira com neve e tudo, incrível! Depois desta só restava voltar para casa....(ENVIADO POR EDURADO HECTOR FERRARO)











2 comentários:

  1. OBRIGADO MEU AMIGO POR ENRIQUECER AS PÁGINAS DESSE HUMILDE BLOG!
    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Hector a matéria é linda e as trutas fascinantes....abraços
    Cleide

    ResponderExcluir